Outro dia numa discussão religiosa/filosófica na hora do almoço com o pessoal do escritório, entrou o assunto sobre a existência de Deus (só papo fútil né?). Interessante debate, visto que ali se encontravam, uma evangélica, uma espírita, uma umbandista, um ateu... e eu... XD. Não preciso dizer também que não chegamos a grandes conclusões, mas foi muito bacana a troca de idéias que aconteceu.
Uma pergunta que eu gostaria de fazer antes de entrar no mérito do post. Você acredita em Deus? Se a resposta for afirmativa: Em qual Deus?
Como vivemos no Brasil, um país de maioria cristã, óbviamente, a não ser que você seja ateu, existem grandes chances de você responder: Acredito no Deus da bíblia (ou uma frase parecida). Logo, o deus que você crê não é o mesmo dos egípcios, dos muçulmanos, etc...
Mas será que essa conclusão é correta!?
Se eu acordar de manhã e decidir chamar deus de Bob! Eu estaria criando um "novo deus", ou apenas escolhendo um novo nome pra ele? Isso seria algo errado!? Como eu apenas mudei o nome de deus para Bob, lógicamente ele continuaria sendo o deus de Amor e Justiça da bíblia, mas com um outro nome, certo? Então, por que as pessoas se dividem apenas pelo fato do deus de fulano não ter o mesmo nome do deus de ciclano!?
Voltando para o debate do escritório, a minha opinião é: Sim, eu acho que existe Deus. Mas não um senhor de barba, ou mesmo uma figura semelhante a um humano. Ao meu ver, Deus é uma energia sem forma, sem nome, uma energia positiva; e quando entramos em contato com essa energia, pode-se dizer que entramos em contato com Deus (ou com Bob ahuAHUAHUA)
Portanto, na minha opinião, se você reza/ora/conversa com D-us, e envia uma energia positiva, não tem a menor importância o nome que você dá ao receptor! Afinal, mesmo o deus cristão, pode ser chamado de God (inglês), Dio (italiano), Dieu (francês), Gott (alemão), e isso não significa que sejam outras entidades!
OBS: Sim, a Torre voltou! Gostaria de agradecer a ajuda de todos os meus amigos nesses momentos "tensos"! Valeu mesmo galera!!! O que seria de um aquariano sem a sua galera!!! hauhauahUAHUAH \o/
____________________
Update:
Para deixar mais claro a ideia central de "diversas divindades" acompanhe o meu raciocínio:
Se um dia eu resolvo que para pedir a Bob algo relacionado a parte financeira da minha vida, passaria a chamá-lo de Bobouro, continuaria sendo Bob mas agora seria voltado para me ajudar apenas em questões financeiras. Então outro dia, eu resolvo chamar o Bob de Bobijunto sempre que precisasse de ajuda em questões ligadas a relacionamentos. Eu te pergunto, seria errado? Deus, ou Bob, não possuem nome, então eu posso chamá-lo como quiser, como também posso mudar o seu nome, a imagem que tenho dele (já que ele não tem forma), ou mesmo o gênero (já que não tem sexo). Qual seria o problema?
Se você conseguiu compreender meu raciocínio verá que o conceito Deus é mais amplo do que te ensinaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário