quarta-feira, 15 de julho de 2009

Astrologia, o Início...

HAHA! Hoje eu vou inaugurar o mais novo tópico da Torre! Astrologia!!!

Meu primeiro contato com Astrologia foi através do anime dos Cavaleiros do Zodíaco *momento nostalgia* na época eu era muito criança, mas mesmo assim deu pra tirar algumas coisas interessantes, como por exemplo o nome dos 12 signos e a sua ordem.

Graças a Internet, meu irmão começou a estudar astrologia e em pouco tempo já tinha viciado todo o pessoal daqui de casa... *librianos conseguem ser muito convincentes* >.<

Antes de entrar no assunto é necessário deixar alguns pontos bem claros:

- Esqueça tudo que você sabe sobre Signos, aquelas coisas que você lê nas revistas do tipo, "horóscopo de hoje para o Signo tal...", isso é pura besteira! u.u
- Eu não tenho diploma, e nunca fiz curso (mas estou juntando uma graninha com esse propósito! xD) então, obviamente, o que eu escrever aqui é apenas a minha interpretação pessoal, com base em livros que eu já li e sites que eu acompanho. Não tenho a intenção de bancar o "Sr. da razão", por isso deixo a parte de comentários para opinarem, corrigirem, e discordarem livremente, sem nenhuma censura.

Bom, vamos ao que interessa!


Astrologia

Os registros mais antigos da Astrologia sugerem que ela nasceu no terceiro milénio A.C. Tornou-se muito difundida pelos egípcios, e sobrevive até os dias de hoje. Para os egípcios, a Astrologia era de suma importância, sendo utilizado inclusive para denominar o tipo de trabalho que a pessoa faria na sociedade.

Avançando na história, encontramos Carl Gustav Jung, o psiquiatra suíço, fundador da Psicologia Junguiana, na qual, mais exatamente no estudo chamado psique objetiva e sincronicidade, utilizou da Astrologia, com seus arquétipos, animus e anima, luz e sombra, simbologia e mitologia. (não vou entrar em detalhes, pesquisem! xD)

A maior parte da descrença das pessoas é devido a falta de informação a respeito da Astrologia séria (ou Hermética). O primeiro erro talvez seja o de pensar que cada pessoa possui apenas 1 Signo, quando na verdade o Signo que você conhece é apenas o seu Signo Solar (explicação mais a frente). Outro erro comum é achar que os planetas exercem realmente influência na sua personalidade, um dos principais argumentos dos céticos seria a extinção de Plutão como planeta do sistema solar, como prova do quanto a Astrologia é superstição. Na verdade os planetas servem apenas como "mostradores", como uma bússola ou mesmo um relógio de ponteiro, no qual ao marcar 12h, está apenas indicando que estamos no meio do dia. Logo, a posição dos planetas no seu Mapa Astral (explicação mais a frente) apenas serve para indicar certos aspectos da personalidade da pessoa, e não que aquele planeta está exercendo influência (gravitacional ou sei lá o que) na mesma.


O Signo Solar

"Eu nasci no dia 31 de Janeiro, então eu sou de Aquário", esse tipo de erro é muito comum para quem nunca estudou Astrologia. Na verdade o Signo baseado no dia de nascimento é o Signo SOLAR, que apesar de não ser seu único Signo, exerce forte influência nas suas características, junto do Ascendente e da Lua. A pessoa que lê sobre Astrologia, geralmente busca apenas sobre o Signo Solar, e acaba percebendo que algumas informações ali não condizem em nada com sua real personalidade. Isso acontece justamente por não termos apenas 1 signo, e sim uma união de vários signos, cada agindo em um determinado aspecto da sua personalidade, desde o seu modo de pensar, de agir, gostos e o seu jeito de amar. Mas como saber os meus outros Signos?


Mapa Astral

Um Mapa Astral (ou Mapa Natal) é um cálculo feito com base no seu dia, horário e local de nascimento. Feito isso, você terá o seu mapa, semelhante a imagem a baixo.

Calma gafanhoto! Parece difícil de compreender mas não é! xD O primeiro passo é entender os símbolos. Como eu acredito que os símbolos dos Signos a maioria conheça, colocarei apenas dos Planetas:

O Mapa Astral é o primeiro passo para aqueles que buscam o "auto-conhecimento". Ele é composto dos Signos (o tipo de energia), dos Planetas (como essa energia atua) e as Casas (onde essa energia atua).

Por hoje é só! Mais pra frente eu pretendo explicar cada Planeta e o seu significado astrológico, assim como também as principais características de cada Signo, e área de atuação de cada Casa!

Para aqueles que ficaram curiosos em saber os outros signos do seu mapa, eu recomendo o site astrodienst, é só ir na parte "Horóscopo Gratuito", depois em "Desenho do Mapa, Ascendente" e preencher com os seus dados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário