quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pensar, Esperar, Jejuar

O livro que estou lendo atualmente é "Sidarta", de Hermann Hesse. Conta a história do filho de um brâmane, que se encontra com Buda, mas não se contentando em apenas tornar-se mais um de seus discípulos, sai em busca de um destino para si mesmo.

Fazia tempo que não lia nada relacionado a esse tema, o budismo. Sempre fui fascinado pela filosofia, e nem preciso dizer que estou devorando o livro todas as manhãs, no caminho pro estágio.

Mas uma passagem hoje me chamou muito a atenção, tanto que resolvi colocar aqui no blog pra dividir com os frequentadores da torre! ;D


"- Tiveste sorte - disse a célebre cortesã Kamala, na hora da despedida. - Uma porta após outra abre-se diante de ti. Como se explica isso? Dispões, por acaso, de algum feitiço?
.
E Sidarta:
- Ontem te contei que sei pensar, esperar, jejuar e tu achaste que isso não valia nada. Mas, na realidade, vale muito, ó Kamala, como verás em breve. Então perceberás que os estúpidos samanas da selva aprendem muita coisa bonita que vós, os outros, ignorais (...)
.
- Pois é - concordou ela. - Mas que farias sem mim? Que seria de ti, se Kamala não te ajudasse?
.
- (...) Tinha certeza de que tu me ajudarias. Sabia-o desde que me olhaste pela primeira vez, na entrada do teu parque.
.
- E se eu não quisesse fazê-lo?
.
- Já o fizeste. Olha, Kamala: Uma pedra atirada na água dirige-se ao fundo pelo caminho mais rápido. O mesmo sucede cada vez que Sidarta tem um objetivo, um propósito. Sidarta não faz nada. Apenas espera, pensa e jejua. Mas passa através das coisas deste mundo como a pedra passa pela água, sem mexer-se, sentindo-se atraído, deixando-se cair. Sua meta puxa-o para si, uma vez que ele não admite no seu espírito nada que se possa opor a ela. Eis o que Sidarta aprendeu dos samanas. É aquilo que os tolos chamam de feitiço e que na opinião deles é obra dos demônios. Nada é obra dos demônios, já que não há demônios. Cada um pode ser feiticeiro. Todas as pessoas são capazes de alcançar os seus objetivos, desde que saibam pensar, esperar e jejuar."

Um comentário: