Se você parar pra pensar o tempo é realmente um fenômeno interessante, ou talvez a nossa percepção dele é que seja realmente curiosa, pois apesar de matematicamente falando ele ser uma constante uniforme e imutável, consegue nos passar a impressão de moldável e as vezes até de "do contra".
Não intendeu? All Right, vamos devagar... Imagine a cena (com "C" xD): Você naquela aula filha da mãe, em plena sexta-feira, com uma vontade insana de ir embora, olha no relógio e constata faltarem 30 minutos para o fim do martírio... Rapidamente você se volta a explicação daquela magnífica aula, e tenta manter a atenção, mas ela facilmente se volta pra qualquer coisa menos monótona e você viaja loucamente em seus próprios pensamentos... De repente você volta a si, esperançoso e cheio de ânimo, olha novamente pro relógio e... passaram apenas 5 minutos!!! Yes man, o tempo é sacana! XD
Outra situação: Você marca com a galera pra se divertir um pouco no fim de semana. Acertado as 13:00 hrs, se juntam e "Go go go!". Conversa vai, conversa vem, algumas piadas intercalando e tal, você olha o relógio e já são 18:00 hrs! Incrível como o tempo voa quando a gente está se divertindo... Mistério...
A explicação mais plausível pra isso eu encontrei no Oriente... salvo engano no Budismo, segundo o qual, o tempo é uma ilusão (Chronos, o senhor é um Fanfarrão!!). Como assim, é uma ilusão? E o Passado... e o Futuro? Resposta: Não existem... Para o budismo essa divisão do tempo não é correta, o único tempo que existe é o Agora.
Complicou geral né? Vamos por partes... O que seria o Passado? Aquilo que você já vivenciou, e agora passa a existir na sua memória - agora vem a parte interessante - de certo modo, esse passado é o presente! hauhauahua CAAAALMA, o Bardo não enlouqueceu! A partir do momento que você recorda aquela experiência, você a esta vivenciando novamente, logo, de uma maneira subjetiva, aquilo está acontecendo agora. Da mesma maneira o futuro... a projeção que você faz é um fato vivenciado no momento, no agora, apesar de incerto. Afinal o futuro nada mais é que o presente daqui a pouco.
Insano, pode falar... mas acima de tudo, lógico... Agora voltando pra pergunta, por que o tempo se arrasta quando a gente quer que vá rápido, e vai rápido quando a gente está se divertindo? Resposta: O Agora... Na primeira situação você não está vivendo o momento, você está longe, buscando o futuro, e por isso o tempo parece se arrastar. Quando nos divertimos, estamos totalmente focados no presente, é o agora no máximo, e desse modo o tempo perde o significado.
Esse é o método usado pelos monges durante as horas de meditação em que ficam mergulhados totalmente imóveis, focar-se no agora, limpando a mente de qualquer pensamento, seja do passado, seja do futuro.
Está duvidando? Pois então faça um teste você mesmo, quando for fazer algo se volte totalmente, não pense em mais nada, a não ser na tarefa que você está fazendo. No fim, veja com seus próprios olhos como o tempo vai se comportar... ;D
Nenhum comentário:
Postar um comentário