segunda-feira, 6 de julho de 2009

Bravo!

Música sempre foi a minha paixão... Blues, Jazz, Rock, Música Clássica e Flamenca, são estilos que me prendem a atenção por horas! ^~^

Hoje o post será sobre Música Clássica!

Dessa vez não vou fazer um histórico sobre, porque envolve muita teoria musical, o que iria deixar o pessoal que não conhece com aquela sensação de "what?". Abordarei então apenas um ou dois pontos que eu acredite serem as dúvidas mais comuns a respeito desse estilo.


Mas afinal, é Música Clássica ou Erudita?


Na verdade os dois nomes podem ser usados, porém, é preciso prestar a devida atenção no enfoque dado ao texto quando este apenas referir-se a "música Clássica".

A música Erudita é dividida em períodos que marcam o seu avanço e evolução através do tempo, um desses períodos é o chamado "Classicismo" (ou Classicismo Vienense) que vai da metade do século XVIII até o primeiro período do século XIX. Por ser a época em que surgiram grandes nomes da música Erudita, como Haydn, Mozart e Beethoven, esta ficou conhecida como a "Era de Ouro".

Por este motivo, se torna necessário observar o enfoque do texto, pois alguns escritores ao utilizarem o termo "música Clássica" (geralmente com "C" maiúsculo) se referem a música Erudita composta no período do Classicismo, e não a música clássica no geral (Barroco, Romântico, Renascentista...).


Fala sério, é gente pra caramba!


Quais foram os principais nomes da Música Erudita?


Mais uma vez devemos entrar nos períodos da música clássica, já que cada período foi fortemente marcado por um determinado compositor.

Renascentista: Giulio Caccini, Nicolas Payen.
Barroco: Vivaldi, Johann Sebastian Bach e Rameau.
Classico: Haydn, Mozart e Beethoven.
Romântico: Chopin, Liszt, Wagner e Ravel.
Moderno: Villa-Lobos e Stravinski.
Vangardista: Oliver Messiaen, John Cage e Iannis Xenakis


Fechando o post (ficou meio a desejar eu sei, mas eu farei uma continuação, prometo! ^-'). Uma das composições que eu tenho escutado muito no momento, Winter da obra Four Seasons de Vivaldi, 1º movimento, Interpretada por Nigel Kennedy:


Um comentário: