quinta-feira, 17 de abril de 2014

Filosofação: Viva a Nostalgia!

"Tudo quanto é velho eles botam pr'eu ouvir
E tanta coisa nova jogam fora sem curtir
Eu não nego que a poesia dos 50 é bonita
Mas todo o sentimento dos 70 onde é que fica?"


Engraçado como as coisas são, como do nada algo invade o nosso cotidiano e começa a aparecer em tudo quanto é lugar, vira assunto em todos os sites, programas de tv e jornais, como uma febre que se alastra sem você perceber até já ser tarde demais. Exageros a parte estou falando das modinhas que surgem, em sua grande maioria na internet e automaticamente rotulam tudo que é "bacana no momento". Atualmente parece que o legal é falar de coisas antigas. Celebrar a nostalgia!

A mágica está na máxima do "naquele tempo é que era bom...", e isso serve para tudo: uma comida, uma atividade, um programa, um lugar e assim vai. Mas espera um pouco pequeno gafanhoto, analisando friamente, será que era essa beleza toda mesmo, será que daqui alguns anos não celebraremos a nostalgia referente a nossa década atual?

A resposta é sim e não. Sim, as coisas eram melhores, mas só na nossa memória, se você confrontar com a realidade, verá que o encanto as vezes pode cair por terra.

Mas então jovem padawan, a questão não é se algo "envelheceu bem", a causa de tamanha nostalgia é o lado emocional. Aquela comida que sua avó fazia em todo almoço de domingo, podia realmente ser excelente, como também podia ser o tempero emocional da saudade e da infância, elementos que você não vai encontrar em um almoço de domingo qualquer.
Esse elemento emocional torna grande parte das nossas lembranças melhores do que realmente foram e por isso a impressão de que tudo antigamente era melhor. Um exemplo prático são as formas de entretenimento, um filme que você viu quando criança e achou um máximo pode se tornar uma desilusão se você der uma olhada nele hoje. Vídeo games também são um ótimo exemplo, os gráficos daquele jogo antigo que você jurava que eram extremamente realistas, hoje parecem caricaturas toscas e falhadas. Era lindo naquela época tanto porque não havia nada com o que comparar como também, a sua memória juntou uma porção generosa de emoção para deixar mais bonito do que é.
O motivo que nos faz sentir toda essa nostalgia eu não sei, talvez seja um mecanismo instintivo utilizado para manter viva as tradições de um povo, vai saber? Esse tipo de coisa só demonstra que o ser humano é um bicho muito estranho.

Bom mesmo era assistir a TV Colosso, tomando meu Nesquik de morango, esperando minha mãe voltar da rua, para então pedir pra ela me deixar alugar fita na sexta-feira.

"Na curva do futuro muito carro capotou

Talvez por causa disso é que a estrada ali parou
Porém, atrás da curva
Perigosa eu sei que existe
Alguma coisa nova
Mais vibrante e menos triste"
- A Verdade Sobre a Nostalgia, Raul Seixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário