sábado, 7 de novembro de 2009

Go Ahead And Jump!

Bora pra um Post Rock'n'Roll! Dessa vez de uma das bandas de hard rock mais influentes, virtuosas e festeiras do Rock, Van Halen!

Eddie Van Halen e Alex Van Halen, filhos de músicos nascidos na Holanda, mudaram-se para a Califórnia ainda crianças, em 1967. Em meio a uma família de músicos profissionais (seus pais tocavam em festas de casamentos) desde cedo tomaram aulas de piano clássico. Logo porém Eddie e Alex passariam a tocar bateria e guitarra. O mais curioso é que Eddie tocava bateria e Alex guitarra. Porém com o tempo, Alex se interessou pela bateria e tão logo já estava tocando melhor que o irmão, que decidiu investir na guitarra. Em 1974, com o vocalista David Lee Roth e o baixista Michael Anthony (que havia cantado em uma banda chamada Redball Jet) montaram a banda Mammoth, porém após descobrirem que já havia uma banda com o mesmo nome, resolveram então mudar para Van Halen. Com um repertório que misturava covers de pop-rock, hard-rock e algumas composições próprias se tornaram rapidamente a banda mais popular do circuito de clubes de Los Angeles.

Em 76, quando tocavam num bar em Los Angeles, Gene Simmons, o baixista da banda Kiss os descobre e decide fazer uma demo com a banda (cujo equipamento fora todo emprestado). Esta demo, que continha a primeira versão de "Runnin' With The Devil", não deu muito certo e não foi aceita pelas gravadoras, mas no ano seguinte, um produtor da Warner conheceu a banda no mesmo bar em que Gene os encontrou, e os contratou. Em 1978 saiu o primeiro álbum: "Van Halen". O álbum chegou a ganhar um disco de platina. Tendo as suas sequências apenas confirmado a popularidade crescente da banda.

Apesar das performances de palco explosivas do vocalista David Lee Roth o destaque da banda era outro. Eddie Van Halen começou a se destacar sobre os outros companheiros com sua técnica própria de tocar a guitarra ferindo as notas no braço martelando as cordas com ambas as mãos e criando técnicas que ficariam conhecidas posteriormente como tapping, hammer-ons e pull-offs. A velocidade e precisão de Van Halen eram algo inédito até então e Eddie Van Halen se tornaria em pouco tempo um dos mais influentes guitarristas modernos.

O álbum chamado "1984" foi o divisor de águas na carreira do Van Halen, que passou ao status de uma das maiores do mundo. A música "Jump" tornou-se seu primeiro hit a chegar ao 1º lugar das paradas americanas. Dentro da banda, porém havia uma tensão crescente com Roth não se conformando em ser apenas um coadjuvante na banda do guitarrista Eddie Van Halen.

Dave então, começo a se dedicar mais a um disco solo, "Crazy from the Heat" (que trouxe o hit "Just A Gigolo") e por deixar em segundo plano as gravações do Van halen, acabou sendo demitido. Para seu lugar foi chamado Sammy Hagar (que havia cantado na banda Montrose e seguido posteriormente uma bem sucedida carreira solo).

Logo no primeiro encontro no estúdio, foi composta a música "Summer Nights". Esta comprovou que o indicado Sammy seria o substituto perfeito para a banda. Em 1986, lançaram o disco "5150", um trabalho que não decepcionou os fãs que estavam empolgados com o sucesso de 1984. Este disco também se tornou o número 1 da parada norte-americana, com sucessos como "Dreams" e "Why Can't This Be Love?". Os fãs preocupados podiam agora dormir tranquilos, pois o Van Halen estava de volta, com força máxima, novo vocalista e iniciando uma nova era.

Em 1995 começou a acontecer certos atritos entre Eddie e Hagar, situação essa que foi piorada pelos problemas de Hagar com álcool e pelo fato de Eddie se reunir a David Lee Roth para algumas composições. Com a demisão de Sammy Hagar foi anunciada a tão esperada reunião do Van Halen com David Lee Roth e duas novas canções foram gravadas para o disco "Best of Van Halen Vol 1". Infelizmente a reunião não passaria destas duas músicas, e Gary Cherone, ex-Extreme, foi anunciado como o novo vocalista do Van Halen.

Com o novo vocalista, lançaram em 1998 "Van Halen III", que não agradou crítica nem público, fato que com certeza contribuiu para a demissão de Cherone.

Após isso, uma sequência de fatos prejudicaram a volta da banda: Eddie foi diagnosticado com um câncer na garganta; após um tratamento bem sucessido de Eddie, Sammy Hagar volta pra gravação de "The Best of Both Worlds" com 3 músicas inéditas, mas sai da banda assim que termina a turnê pelos EUA, devido aos problemas com álcool (desta vez de Eddie) e as brigas entre os dois que ainda persistiam; Michael Antony também deixa a banda em 2004.

Mas para a alegria dos fãs em agosto de 2007 a banda Van Halen convoca uma coletiva e anuncia o tão esperado retorno, agora com a formação: David Lee Roth, Eddie Van Halen, Alex Van Halen e Wolfgang Van Halen, filho de Eddie que entrou no lugar de Michael Anthony para tocar baixo. Apesar da troca não ter agradado a muitos, o jovem Wolfgang (de apenas 18 de idade) tem segurado a pressão de tocar numa das bandas mais famosas de rock do mundo, e mesmo não tendo lá muita "presença" de palco, faz a sua parte bem feita.

Fato interessante:
- Em 1983, Eddie Van Halen participou como convidado da canção "Beat It", do álbum Thriller do cantor pop Michael Jackson.
- Todas as perfomances acrobáticas de Dave Lee Roth vem do fato dele ser lutador de Kung Fu. O que fez com que encorporasse os movimentos no meio das músicas (inclusive o uso de espadas).
- A primeira guitarra de Eddie foi construído por ele mesmo. Chamada de Frankstrat, uma guitarra com corpo Fender Stratocaster 60 e um braço Mapple. Sua primeira pintura foi inteiramente branca com listras pretas, isso em 1972. Em 1974 Eddie percebeu que haviam muitas guitarras com pinturas parecidas , então pensou: "Vou melhorar essa pintura, farei diferente." (hauahUAHUA Aquarianos... rs). Então Eddie chegou a conclusão de que o melhor seria pintá-la inteira de vermelho com listras brancas e pretas.



Van Halen, Eruption

Nenhum comentário:

Postar um comentário