Dando continuidade aos posts dos 12 trabalhos. Dessa vez relacionado ao signo de Touro:
"Minos e seus irmãos Radamanto e Sarpédon, tinham sido criados por Asterion, rei de Creta, que ao morrer legou seu trono ao primeiro. Inconformados com essa decisão, os dois preteridos se dispuseram a iniciar uma disputa pelo poder, mas Minos alegou que por direito Creta lhe pertencia, pois essa era a vontade dos deuses, afirmando inclusive que os imortais lhe concederiam qualquer coisa que desejasse. Para provar o que dizia, Minos solicitou a Poseidon, deus dos mares, que se fosse de sua vontade que ele reinasse sobre Creta, que fizesse sair das águas um touro, o qual, em troca ofereceria em sacrifício.
Na mesma hora surgiu do mar um grande touro branco, muito bonito, o que acabou de vez com a contestação dos irmãos insatisfeitos. Todavia, a beleza do animal impressionou o rei de tal maneira, que este, desejando conservar-lhe a raça, o enviou para junto de seu rebanho, esquecendo o compromisso assumido com Poseidon.
Indignado com essa afronta, o deus marinho enlouqueceu o animal, que a partir daquele momento passou a espalhar o terror em Creta. Vendo o seu erro, Minos resolve pedir ajuda a Hércules, que prontamente se encarrega de capturar o animal.
Cruzando o oceano até a ilha ensolarada, Hércules iniciou sua tarefa de procurar o touro. De um lugar para o outro ele o caçava, seguindo a luz que brilhava na testa do animal. Sozinho ele o perseguiu, encurralou, capturou e o montou como se fosse um cavalo, atravessando o mar a nado e o levando a Euristeu."
Esse trabalho simboliza o Signo de Touro, desde a Ascenção ao poder por Minos, à renuncia em sacrificar o touro, ambos alegorias para a possessividade material, um atributo taurino. A renúncia em sacrificar o animal trouxe a ira de Poseidon, e o caos a Creta. (taurinos tem problemas em se "desfazer" de seus pertences).
O touro no caso simboliza o Desejo que precisa ser perseguido, capturado e domado, para que no fim possa ser montado. Montar um animal significa controlar. No fim o touro não é sacrificado, ele é montado e dirigido, sob o domínio do homem. O controle do Desejo.
Próximo post: "Os Pomos de Ouro de Hespérides"
Nenhum comentário:
Postar um comentário