sábado, 5 de setembro de 2009

I Can't Get No... Satisfaction!

Você já imaginou como estará a sua vida quando atingir uma idade digamos, mais avançada? Por volta de uns 66 anos... como você se imagina, fazendo o que da vida? Um senhor calmo e tranquilo, cuidando dos netos, jogando dominó na praça (hauahUAH menos né). Mas e se você resolvesse voltar a tocar com a banda da sua juventude, programasse turnes ao redor do mundo e o mais incrível, conseguisse mostrar pra todos que já tinham te aposentado, que você não apenas está de volta, como também ainda tem energia pra muito tempo de estrada?

O post hoje é sobre essa história, a dos Rolling Stones! Uma banda que surgiu no Jazz Clube da BBC, em 12 de julho de 1962, e se tornou a banda mais antiga da história do Rock'n'Roll. Formada por Brian Jones, Keith Richards, Mick Jagger, Bill Wyman e Charlie Watts, os Rolling Stones, com forte influências de blues, rock'n'roll e country, desenvolveram um estilo baseado num som áspero, dominado pela guitarra elétrica, que pouco variou com o passar do tempo.

Essa mistura, somada a grande repercussão de suas apresentações ao vivo e a habilidade promocional de seu empresário, permitiram que assinassem seu primeiro contrato. Os primeiros singles, um cover de uma canção de Chuck Berry "Come On", Muddy Waters "I Want To Be Loved", e uma gravação para uma composição da dupla John Lennon e Paul McCartney, "I Wanna Be Your Man", foram bem aceitos pelos fãs e logo saiu o primeiro álbum "The Rolling Stones" em 1964, que contava com muito poucas composição feita por Jagger e Richards. Apenas em 1965 com o álbum "Out of Our Heads", a banda conseguiu um disco com composições próprias em sua totalidade, assim como o lançamento do hit (e futuramente o hino da banda) "(I Can't Get No) Satisfaction"
Com o álbum Aftermath, de 1966, a banda começa uma fase de músicas mais longas e de arranjos mais elaborados. O flerte com o rock psicodélico e experimental tendo seu ápice em "Their Satanic Majesties Request", de 1967. Com "Beggar's Banquet" (1968) haveria a volta ao estilo mais próximo ao R&B que os fizeram famosos. São desta época dois dos maiores hits da banda, "Jumpin' Jack Flash", que só saiu como compacto e a controversa "Sympathy For The Devil" - que Mick disse ter se inspirado em uma visita a um centro de candomblé na Bahia - música responsável pela maior parte das acusações de satanismo que a banda iria sofrer desde então. (huahuhauhua uma banda não pode se dizer de Rock se não for acusada de satanista... já é lei! XD).

Os Rolling Stones passaram por muitas "doideras" depois disso, desde o assassinato de Brian Jones em 1969, afogado por um dos empreiteiros que faziam uma obra em sua propriedade e depois com o famoso show de Altamont, Califórnia em 6 de dezembro do mesmo ano.

Esse show se tornou famoso, negativamente falando... Tudo começou com a contratação da segurança, do qual foram chamados os "Hells Angels", a famosa gangue de motociclistas de São Francisco. Eles agrediam violentamente qualquer um que tentasse subir no palco com tacos de sinuca! (o.O) Durante a apresentação da banda Jefferson Airplane, que antecedeu a atração principal, fãs estavam sendo carregados para as cabanas da Cruz Vermelha em maior quantidade do que os médicos de plantão podiam dar conta. Quando os Rolling Stones finalmente foram se apresentar, a multidão ficou histérica, e os Hells Angels reagiram de modo ainda mais selvagem. Durante a execução de "Under My Thumb" (e não "Sympathy for The Devil" como muita gente acredita), o jovem Meredith Hunter, foi assassinado com uma punhalada nas costas. Os Stones tinham noção de que alguma coisa havia acontecido, embora do palco fosse difícil dizer exatamente o quê. No dia seguinte é que os Rolling Stones descobriram que quatro pessoas (incluindo Meredith Hunter) haviam morrido naquele dia. O que aconteceu naquele dia fatídico foi registrado no filme "Gimme Shelter", de 1970.

Dando um salto no tempo, em 2002, para comemorar os 40 anos do grupo, lançam o álbum duplo "Forty Licks" (1962-2002) que traz, além de 36 sucessos da banda, 4 novos hits ("Don't Stop", "Keys To Your Love", "Stealing My Heart" e "Losing My Touch"), sendo o primeiro uma espécie de resumo da perseverança característica da banda, atingindo bastante sucesso.

Contrariando a crítica e tudo mais, eles lançam mais um álbum "Bigger Bang", e no dia 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones voltam ao Brasil para o show da turnê de mesmo nome. O show, gratuito, foi realizado nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, entrando para a história como o maior show da banda e um dos maiores concertos de rock de todos os tempos.

Podem dizer o que quiser, mas os Rolling Stones são (no presente do indicativo) uma banda incrível. O frontman Mick Jagger, tem uma presença de palco extremamente contagiante (Leonino Robert!!! XD) que não deixa dúvidas... O Rock'n'Roll não é uma questão de idade... É uma questão de ESPÍRITO!



Aproveitando, quero deixar o meu agradecimento a Marina, do blog Palavras de um Grilo pela indicação em 2 selos! \o/ "Exemplaridade" e "Master Blog" ;D Próximo post eu faço as indicações, até porque eu não conheço tantos candidatos assim... XD

Um comentário:

  1. Hey,
    like your Blog and the Stones, hope you will continue it.
    Do me a favor and visit my
    Blog
    Make me happy, click my ad

    ResponderExcluir