Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today
Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace
Imagine - John Lennon
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today
Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace
Imagine - John Lennon
Acabei de ler o post do Haznos, chamado "Deus existe? De onde viemos? Por que estamos aqui?", link, e ao fim do texto a conclusão que eu cheguei é a de que o Ser Humano é essencialmente egoísta e arrogante. Por que? Simples, vivemos nossas vidinhas de maneira competitiva, adquirimos experiências e tentamos a todo custo obrigar as outras pessoas a entender e aceitar nossos pontos de vista. O exemplo maior de tudo isso é a Religião.
Eu não sou contra a Religião, sou contra o "exclusivismo" que a Religião prega. Sinceramente eu nunca entendi o "Amai uns aos outros" que tanto falam... as pessoas não conseguem nem se entender, quanto mais se amar... E o grande causador de tudo isso é a Religião. Sim, pois a partir do momento que ela se diz a "única e a verdadeira", ela está somente fazendo separação. E o pior, além de se acharem os donos da verdade ainda endemonizam as outras! Seguindo essa linha lógica, acredito que talvez seja melhor mudar o "Amai uns aos outros" para "Amai uns aos outros, desde que eles amem o mesmo Deus que você".
O ápice dessa ignorância é visto atualmente na guerra ideológica, travada entre Judeus e Muçulmanos. Pobres cegos fanáticos que não percebem que estão sendo usados para levar ao poder os seus líderes que nada mais fazem do que manipular e distorcer as palavras de um livro escrito a vários anos.
Chegando mais perto da nossa realidade, vemos a expansão das
Bom, temos um aumento no número de igrejas, e por consequência, de pessoas que se dizem "religiosas", então porque a violência não diminui? Prepare-se porque a resposta não será bonita... Não estamos nem ai pra nos tornarmos pessoas melhores! Quem entra em uma igreja, o faz com o único propósito de conseguir alguma coisa! Seja um carro, uma casa, dinheiro, um emprego, etc etc... Somos um bando de egoístas mesquinhos, sendo usados por outros egoístas que se dizem conhecedores da verdade.
Lógico que a culpa é tanto dos ingênuos que frequentam, como dos espertões que os iludem. Afinal se o seu líder chegar um dia e dizer que todas as religião pregam essencialmente a mesma coisa, só que usando de uma linguagem diferente, já que se destina a um povo de cultura totalmente diferente da sua, você não iria buscar conhecer essas outras opções?
Nos fim das contas, a Religião é um produto, se você vender o seu Deus como sendo o melhor pra quem quer ganhar dinheiro, ou melhor pra quem quer se curar de doenças, as pessoas virão até você. E qual a vantagem nisso? Mais compradores do seu produto!!! Sim, compradores literalmente, afinal, a igreja, mesmo sendo desobrigada de pagar impostos ainda precisa de dinheiro para se manter (???). O seu líder, precisa de um salário para poder te ensinar alguma coisa (???). Vamos lá, ajude você também!!
O 2° ponto que faz com que a Religião se torne um separador é a Arrogância. É o infeliz, que não passa de um fracassado, se agarrando a algo para poder se dizer melhor que os outros. "Nós somos os bons, os corretos! Somos os escolhidos, os merecedores de tudo"... pobres coitados... Esse pensamento, deveras infantil, é cada vez mais inflado pela sociedade, e tudo o que vemos são discussões sem sentido de fieis exaltando as qualidades do "seu Deus" e o porque dele ser melhor que os outros...
Chame do que quiser, Deus, Allah, Tao, Brâman, Rá, Ciência,
"A minha opinião é que na essência todas são certas e na prática nenhuma é certa. Se você busca ser uma pessoa melhor em determinada religião, você está no caminho correto." -> adorei
ResponderExcluirNo final somos seres imperfeitos. Não sei quanto aos outros, mas tudo que eu busco aqui na Terra é a minha evolução moral e espiritual. Claro que não vou me tornar Dalai Lama, não tenho categoria para isso, mas quero dar sempre o melhor de mim.
Também não gosto do exclusivismo. Tudo bem você seguir determinada religião(eu mesmo tenho a minha), mas saiba que você não é o dono da verdade. Sigo o que sigo porque acredito que seja melhor base espiritual PARA MIM. Isso cabe a qualquer um.
Fico extremamente triste com essas pessoas que transformaram a religião num comércio sem fim. O dízimo de algumas igrejas é palhaçada. Hoje mesmo saiu mais um escândalo da Universal. Por mim demoliria aqueles templos monstruosos que existem por aí. O foda é que conheço pessoas de boa fé que seguem a igreja porque, de fato, se transformaram em pessoas melhores. Nessa hora caio naquela coisa, pelo mal ou pelo bem, a Universal ajudou pessoas... Então vai, deixa aquele templo absurdo lá mesmo. Só espero que as pessoas que a comandam vejam o... como posso dizer... verdadeiro caminho da luz?
No final esse caminho é só o do amor.
Ah! Caso se pergunte de que religião eu sou, respondo que nem é bem uma religião, é uma doutrina. Sou espírita. =]