Se você curte um bom Rock 'n' Roll já deve conhecer essa belezinha, se for um guitarrista então, com certeza já sonhou em ter uma (como é o meu caso xD). Hoje o post é sobre uma das mais famosas guitarras já criadas, a Gibson Les Paul!
Pouca gente sabe a verdadeira história dessa guitarra. Lendas na internet contam que foi o guitarrista Les Paul quem criou o instrumento, mas segundo o livro "The Gibson Les Paul Book: A Complete History of Les Paul Guitars (Hardcover)" a história é um pouco diferente.
Les Paul além de guitarrista, era um ótimo inventor, e anos antes da GLP sair, ele mostrou um projeto de uma guitarra dele ao presidente da Gibson, Henry Juszkiewicz. Porém, ao ver o trabalho, o presidente o ridicularizou e o expulsou de sua sala. Resultado, Les Paul ficou muito "puto" e não quis saber mais da Gibson. O projeto de guitarra que Les Paul havia criado era uma semi-acústica que ele batizou com o nome de "The Log".
A guitarra Les Paul surgiu mesmo da necessidade da Gibson recuperar suas vendas, pois a Fender ganhava cada vez mais espaço com suas solid-body. Foi Ted McCarty, um gerente de programas da Gibson, que ficou incumbido de tocar esse projeto comercial.
McCarty então publicou num jornalzinho da cidade, chamado Kalamazoo, que desejava reunir uma grande quantidade de guitarristas locais para então captar os desejos desses músicos e, concentrá-los em uma nova guitarra. Porém não houve muitos "desejos" por parte dos convidados a ponto de fazer uma real inovação no instrumento.
Correndo contra o tempo, McCarty, preocupado mais com o sucesso comercial do produto do que com qualquer outra característica da guitarra, fez o primeiro esboço da guitarra que seria a Les Paul, e a apresentou ao presidente da Gibson (o mesmo presidente que escurraçou o Les Paul um ano atrás) porém, dessa vez, ele apoiou a idéia de McCarty mas impôs uma condição, a guitarra deveria lembrar um violino, na medida do possível. Essa condição, deveras estranha, vinha do fato do presidente da Les Paul ser um violinista frustrado que não gostava de guitarras, mas sim de violinos (vai entender... XD).
Algumas das exigências de Juszkiewicz foram: que a guitarra tivesse braço colado, de mogno e o tampo fosse abaulado. O braço colado já era uma tradição da empresa seguindo o princípio de que eram assim que se faziam os instrumentos eruditos e, devido a esse fator, consideravam os projetos da Fender como hereges, vagabundos e de mal gosto (pausa pra rir... ahuAHUAHA)
A idéia genial para a ascenção do empreendimento foi de McCarty: chamar o guitarrista de maior projeção na mídia para emprestar seu nome ao instrumento e garantir, com isso, o sucesso das vendas. Como o Sr. Lester Polka, vulgo Les Paul era o "Steve Vai" da época, resolveram, chamar o músico para discutir a idéia.
Lembram que no início do post Les Paul havia sido ridicularizado por Juszkiewicz quando apresentou o seu projeto da The Log? Pois é, agora imagine o trabalho que o McCarty teve para convencer Les Paul a emprestar seu nome a uma guitarra Gibson. Mas o fato é, ele conseguiu! E hoje o modelo Les Paul da Gibson está entre as mais vendidas, de qualidade inegável e mais famosas guitarras do mundo.
wooow lwgal saber da história, eu mesmo nem imaginava
ResponderExcluirinfelizmente eu nem sei nada sobre guitarras ¬¬
então num posso dar uma opinião mt técnica sobre a Les Paul