quarta-feira, 10 de junho de 2009

Com vocês, "A Voz"

De volta aos Posts Musicais!!! Dessa vez pra falar sobre um dos Grandes nomes da música em escala mundial... Frank Sinatra!



Um sagitariano exagerado, que não se contentando em ser um dos grandes interpretes do seu tempo (e hoje considerado o maior do século XX), ainda obteve uma enorme referência como ator, aparecendo em + de 50 filmes! Conseguiu duas estrelas na Calçada da Fama, uma por seu trabalho na música e outra por seu trabalho na TV americana.

Filho único de imigrantes italianos, nunca estudou musica. Autodidata, abandonou o último ano do curso secundário para começar a cantar.

Por desenvolver um estilo altamente sofisticado, como a habilidade em criar uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração (recursos vocais normalmente encontrados em cantores de ópera!! O.O), conseguiu se destacar dos demais cantores da época.

Começou sua carreira cantando em clubes de New Jersey e fazendo apresentações em emissoras de rádio. Em 1938, ganhou um concurso de rádio e tornou-se mestre de cerimônias de um clube chamado The Rustic Cabin. Foi depois convidado por Tommy Dorsey para ser crooner de sua orquestra.

Na esteira do sucesso das apresentações com a orquestra de Tommy Dorsey, participou de seu primeiro filme, "Noites de Rumba", em 1941 o que desencadeou a participação em mais de uma dezena de filmes, que ajudaram a alavancar também uma bem-sucedida carreira solo como cantor.

Tornou-se um artista de grande popularidade, participando até da campanha de Franklin Delano Roosevelt para a presidência da república dos Estados Unidos. Seus discos na época vendiam 10 milhões de cópias por ano e Sinatra passou a ser conhecido como "The Voice" ("a voz").

No começo dos anos 50, Sinatra enfrentou vários problemas. Foi acusado de participar da máfia e de envolver-se com o crime organizado. Ao mesmo tempo, seu romance com a atriz Ava Gardner tornou-se público e transformou-se num escândalo, uma vez que Sinatra ainda era casado.

A grande reviravolta ocorreu em 1953, com o lançamento do filme "A um Passo da Eternidade" onde, por sua primorosa atuação no filme, ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante, reconquistando sua popularidade, e em 1955 foi indicado novamente ao Oscar de melhor ator pelo filme "O Homem do Braço de Ouro".

Nas duas décadas seguintes, Sinatra realizou em média um filme por ano e contratado por uma nova gravadora, a Capitol Records, conquistou três álbuns de platina.

Sinatra aproximou-se também da bossa nova, gravando canções do compositor Tom Jobim, como a famosa "The Girl From Ipanema".

Decidiu encerrar sua carreira de cantor em 1995, aos 80 anos, falecendo três anos depois, em Los Angeles, de um ataque cardíaco.

"Críticos não me incomodam porque se eu vou mal, eu sei que fui mal bem antes de eles escreverem isso. E se vou bem, eu sei que fui bem. Eu me conheço muito bem, então uma crítica não me irrita." - Frank Sinatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário