quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Arte e Cultura

Arte: (Latim Ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores, dando um significado único e diferente para cada obra de arte. (Fonte Wikipédia)

Belo significado, "estimular instâncias de consciência em um ou mais espectadores". Agora pare um pouco pra pensar e me responda: Você acha que a arte é valorizada nos dias de hoje?


Antes de trazer o meu ponto de vista, vamos viajar no tempo até Atenas ou Αθήναι, a principal Cidade-Estado da Grécia Antiga em seu "Período de Ouro".

Principal centro cultural e intelectual do Ocidente, tendo originado, a partir de suas idéias e práticas, o que nós chamamos de "civilização ocidental". Após seus dias de grandiosidade, Atenas continuou a ser uma cidade próspera e um centro de estudos até o período tardio do Império Romano. As escolas de filosofia foram fechadas (hmm...) em 529 depois que o Império Bizantino foi convertido para o cristianismo. Atenas perdeu bastante o seu status e se tornou uma cidade provinciana.

Interessante como uma das cidades mais importantes da Grécia, e do mundo (se for levar em consideração o avanço que ela propiciou num âmbito geral), era justamente um exemplo no trato de sua Arte e Cultura.

Agora, voltando a pergunta... A arte é valorizada atualmente? Não. Por que eu acho isso? Olhe em volta, veja o investimento medíocre que é direcionado a Cultura. Com isso não é possível ver nenhuma melhora, e não estou falando de uma melhora no quesito estético, estou falando numa melhora da consciência. A arte exige consciência e sensibilidade, exige o raciocíonio, o PENSAR.

Logicamente, quanto menos valorizada a arte de um povo, mas primitivo ele se torna. Pois arte é desenvolvimento, desenvolvimento da percepção de mundo, das coisas, pessoas e da realidade. O que vemos hoje é a degradação da arte. A desvalorização da música, o pouco (ou nenhum) enfoque e estímulo dado ao teatro e o desinteresse aplicado a qualquer representação artística.

É triste ver que estamos seguindo para uma total reprimenda dessa tão bela faculdade do ser humano. Haja visto que, logo de início, quem escolhe trilhar esse caminho terá que aceitar o baixíssimo retorno financeiro. Sem mencionar o interesse por parte da população, que é praticamente zero (resultado da nossa "Cultura Capitalista").

Nós vivemos um período em que o enfoque é dado ao trabalho, mais precisamente na mão-de-obra, visada para atingir uma melhora financeira. O importante é ter força pra aguentar 8 horas ou mais de trabalho para no fim do mês, poder sustentar a família. Pensar é um quesito que ficou esquecido (propositalmente?).

Arte não é arte se não te fizer pensar. E justamente por isso, não há investimento nessa área. Não querem que desenvolvamos um SENSO CRÍTICO. O principal questionamento que deve ser feito é: "Por que não querem que você pense? Por que não é bom ser crítico?". Responda essa e será livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário