sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Post Aleatório

Hoje eu quero tentar uma coisa nova aqui na Torre. Um Post Aleatório. Do que se trata? Ora essa, é um post sem direcionamento específico, que vai surgindo conforme eu for escrevendo, e se encaminhando pra "onde o vento levar". Vamos testar essa idéia doida no post de hoje.

Eu já citei meu problema de utopia descontrolada em posts anteriores, e isso não mudou muito desde aquele período. Talvez o foco... Mas beleza, afinal, sonhadores mudaram o mundo (ou morreram tentando... =P), e eu não tenho problemas com isso. A dificuldade está em fazer os outros entenderem essa peculiaridade.


A principal diferença atualmente, é que eu tenho notado a crescente necessidade de manter por mais tempo os meus pés no chão, porém sem perder de vista que não dá pra ser um expectador da minha própria vida. Afinal, qual o problema em querer viver intensamente? Não entendam errado, não me refiro a viver a vida adoidado sem levar em conta as consequências de seus atos ou suas responsabilidades. Me refiro a seguir a intuição, ou como diria Osho, "aquilo que faz o seu coração vibrar". Eu tenho feito muito disso e, honestamente, quebrei a cara algumas vezes sim, mas faria tudo novamente se tivesse oportunidade! Pois para mim, viver é correr riscos, é sofrer, ser feliz e aprender!

Qual a graça em ficar no seu "círculo de segurança e conforto", enquanto assiste as outras pessoas viverem de verdade? Eu não! Eu quero mergulhar no medo do desconhecido, na dúvida e ansiedade antes da ação, e na empolgação e alegria do resultado obtido! \o/

O que me irrita no meio a tudo isso são os metido as "sábios vividos detentores da verdade absoluta". Esse povo pensa que já viveu tudo que tinha que viver, passou por experiências ruins e perderam aquele olhar audacioso da juventude. Seguem a filosofia de "Uma vida segura, uma vida sem riscos". São jovens velhos que já morreram e não foram avisados! Assim como Goethe, eu quero educar meu caráter nas torrentes do mundo!

-- Pausa por um momento: Enquanto eu escrevo isso, me veio um cheiro que me levou a uma viagem no tempo, em um desses momentos que passei durante essa minha filosofia do "viver vivendo". Eu ando com essa agora, uma espécie de mediunidade olfativa, sei lá... mas é bom demais. -- Voltando...

Sofrimento
, outro ponto importante. Talvez seja necessário entender que é impossível passar por esse mundo sem dor, mas sofrer é algo possível de driblar. O budismo sintetiza isso perfeitamente quando diz: "A dor é inevitável, o sofrimento é opcional".

Pra fechar o post antes que fique muito longo, uma frase do livro O Alquimista, de Paulo Coelho.

- "Uma busca começa sempre com a Sorte de Principiante. E termina sempre com a Prova do Conquistador.”

Afinal, é apenas isso que separa o vencedor do derrotado. A persistência. (esse final ficou bem "livro de auto-ajuda", mas whatever... huahauhauha)

2 comentários:

  1. (esse comentário vai ser longo)

    Acho a vida um tremendo amontoado de acontecimentos e ações. Nada além disso. Todo dia você passará por situações, e as ações que toma a partir dela moldam quem você é.

    Por isso aquela máxima do "Não é o que sou por dentro, mas minhas ações que me definem". Dane-se o que a pessoa sente por dentro, o que importa é o que ela faz.

    Talvez esse pensamento me torne, como voce disse em um "jovem velho", mas cada um sabe as responsabilidades que tem. Sei por exemplo, que se fizer alguma coisa impensada posso decepcionar as pessoas que respeitam meu julgamento ou mesmo magoar as pessoas que me são caras. Sei que, por vezes, é necessário abrir mão de algo que eu queira para agradar as pessoas que me cercam. E, querendo ou não, o ser humano é uma criatura "social", o que significa que sem a aprovação de seus pares, ela não encontra a plenitude de sua felicidade.

    Por isso, discordo do seu raciocinio. O aprendizado, NEM SEMPRE, precisa vir da experiência em si. Eu não preciso colocar o dedo em uma tomada para saber que corro o risco de tomar um choque. Ou fumar uma droga para ver se é ruim.

    Toda ação irá, por definição, agradar algumas pessoas e desagradar outras. A gente só decide quem quer agradar (sendo que você mesmo está incluso nisso, afinal... voce pode fazer algo que lhe desagrade também)

    E é necessária muita sabedoria quando escolher um objetivo, pois nem toda ilha distante é um bom destino para um navio viajante. A persistencia é uma caracteristica que deve ser aplicada com zelo.

    fico no aguardo de sua réplica

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a demora pra responder. Obrigado pelo comentário, muito bom poder ver outros pontos de vista! ^^

    * "Dane-se o que a pessoa sente por dentro, o que importa é o que ela faz. Talvez esse pensamento me torne, como voce disse em um "jovem velho", mas cada um sabe as responsabilidades que tem."

    - De modo algum acredito que pensar desse modo te faça um "jovem velho". Pensar com responsabilidade, analisando as consequências, foi exatamente o que eu disse no post:

    "Não entendam errado, não me refiro a viver a vida adoidado sem levar em conta as consequências de seus atos ou suas responsabilidades."

    * "O aprendizado, NEM SEMPRE, precisa vir da experiência em si."

    - Concordo. Esse é na realidade um defeito meu (eu confesso). A necessidade de colocar toda teoria a prova. "O sabio aprende com o erro dos outros", é uma filosofia que estou tentando colocar na minha vida...

    * "Toda ação irá, por definição, agradar algumas pessoas e desagradar outras."

    - Sem quebrar a regra de "conduta em sociedade", mas acredito que agradar/desagradar é uma consequência inevitável. Cabe a nós, mais do que decidir quem quer agradar, sermos nós mesmos. Lógico que sempre vale a pena evitar discussões por motivos pequenos e sem relevância. Mas em questões mais importantes o que vale é você agir "naturalmente", sem trair a sua consciência por medo de desagradar alguém.

    * "A persistencia é uma caracteristica que deve ser aplicada com zelo."

    - Perfeito!!! (você por acaso me conhece!?). Eu sou muito persistente nas coisas em que acredito (as vezes até d+). Entendi muito bem o que você quis dizer aqui. Valeu! ;D

    Volte sempre! E não esquenta com o "comentário longo". ;D

    ResponderExcluir