segunda-feira, 28 de abril de 2014

Filosofação: Qual a Sua Religião?

O ser humano é um só, e ao mesmo tempo vários. É um ser em múltiplas etnias e culturas, povos, filosofias e crenças. Somos uma espécie multifacetada e tão variada que uma vida não seria suficiente para conhecer de perto cada uma das diferentes formas de viver de cada povo, tamanho a grandeza de suas tradições e costumes.

Nesse caminho seguem as diversas religiões existentes, das mais antigas e milenares as mais atuais, modernas mas tão cheias de rituais quanto as de outrora. E nesse caminho eu te pergunto: Qual a sua religião?

Antes de me responder, pare um pouco e pense: Isso é realmente importante?

Digo isso pois, graças a Deus eu nasci com a mente livre. Isso mesmo, nasci, pois acredito sinceramente que esse meu lado curioso veio comigo para esse mundo, pois se não viesse esse blog não existiria, uma vez que foi criado no fim de um estágio "filosófico/religioso" da minha vida.

Quando bebê fui batizado no catolicismo, aos 12 anos fui batizado novamente, mas agora na igreja evangélica, aos 16/17 comecei a pesquisar sobre Chico Xavier e o kardecismo, aos 18 li o Mahabharata, e dai em diante não parei mais, minha vontade de conhecer tudo aquilo que era visto como "errado" pelos pastores e até pela minha mãe, cresceu e com a ajuda da internet pude ver com meus próprios olhos a beleza da diversidade religiosa. Budismo, Hinduísmo, Taoismo, Judaísmo, Umbanda e Candomblé são apenas alguns exemplos.

Se você respondeu a pergunta que iniciou nosso post de hoje, saiba que está perdendo muita coisa.

A religião, ou o "religare" possui diversos caminhos, mas todos eles levam ao mesmo destino: Deus.

E por isso eu posso dizer que sou grato por ter o privilégio de conhecer alguns desses caminhos e enfim afirmar: eu não tenho uma religião.

Calma padawan, vou explicar, não ter uma religião te liberta do "exclusivismo" e amplia seus horizontes ao mesmo tempo que engrandece nossas experiências com Deus. É poder sentir todos os caminhos se unirem em um só.

Ao escolher uma religião você acaba por abdicar das demais, ou seja, nunca sentirá o êxtase de um louvor, ou mesmo o conforto de um Pai Nosso e uma Ave Maria, ou ainda limpeza de um passe energético, não irá experimentar a serenidade da meditação, os benefícios de recitar um mantra, a profundidade e beleza do Tao, a sabedoria de um Preto Velho, o axé de um Orixá, o autoconhecimento do Sefirat ha Omer, e inúmeras outras experiências que uma única religião não é capaz de proporcionar.

Você tem uma religião? Eu não. 

"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar." - João 14:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário