segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

G-OLD SCHOOL: CONTRA

"Tan tan tan tan taaan TARAAAAAM!"

Dando continuidade a sequência de posts "G-Old School", hoje vamos reviver um clássico dos games de tiro/plataforma que marcou a infância de muita gente que nasceu no final da década de 80.

O game escolhido, seria meio que o tataravô do Battlefield e roubou horas e mais horas da minha infância além de gerar inúmeras brigas com meu irmão: CONTRA para Nintendinho.


Antes de adentrar na atmosfera do jogo, é preciso explicar pra essa galera "geração playstation" que antigamente os jogos eram anos luz mais difíceis que os atuais, necessitando de muita habilidade e horas a fio pra zerar cada game, uma vez que não havia "save game" e os "continues" eram verdadeiros presentes de Deus. Pra você zerar um game naquela época era preciso muita raça!


HISTÓRIA
Contra não foge a regra dos HardCore games antigos. Produzido em 1988 pela Konami, você está no comando de um personagem "Rambo Style" e precisa meter bala em tudo que se mexe para conseguir passar de fase, sempre enfrentando um boss dificuldade ExpertSatanMode. 

Brincadeiras a parte, na história do game você é um soldado do exército e tem como missão livrar o mundo de uma invasão alienígena que ameaça devastar o planeta. Para isso deverá utilizar de todo o arsenal bélico disponível para encontrar o "ninho" do bicho e destruí-lo sem dó nem piedade!


DIFICULDADE
A dificuldade do jogo é fato, afinal são vários inimigos contra você, um personagem que NÃO PODE LEVAR UM TIRO SEQUER, ou será menos uma vida (você começa com 3). Entretanto, na minha opinião, Contra pra Snes consegue ser mais difícil ainda.

Mas tenha calma padawan, as primeiras fases são mais simples, a encrenca vai evoluindo no decorrer do jogo. A fase da neve, por exemplo, é um teste de nervos, com inimigos que se abaixam e lançadores de granadas, isso tudo sem levar em consideração o mini chefe tanque blindado filho da mãe que aparece duas vezes pra roubar suas preciosas vidas extras.

A "mardita" fase da neve. Repare no cretino abaixado atrás do player.
Menos uma vida...


MULTIPLAYER
A possibilidade de jogar pra dois players facilitava um pouco as coisas, mas também gerava muitas discussões e brigas entre o player 1 e o player 2. Lembro que meu irmão e eu brigávamos muito pelos tiros especiais que surgiam no mapa em capsulas voadoras ou em caixas presas nas paredes. "AH NÃO! VOCÊ JÁ ESTA COM ARMA, DEIXA PRA MIM!" era uma frase muito comum.

Outro ponto criador de intrigas são as vidas "coletivas". Quando um dos players morre suas 3 vidas, pode pegar uma das vidas do outro jogador. Não preciso explicar que isso era briga na certa.

Ah sim! Tem a cereja do bolo, as fases de escalada! Nessas fases se o player 1 sobe correndo, a tela o segue, deixando o coitado do player 2 sumir e consequentemente morrer. Brigas e mais brigas a caminho!


MÚSICA
As músicas são outro ponto positivo, apesar de um aparelho como o nes possuir apenas 8 bits, as músicas feitas para o game Contra consagraram uma geração e com certeza gravaram fundo na memória da galera. Sem dúvida a música da primeira fase, Jungle, é uma das mais inesquecíveis!


Pra quem curtiu a versão original, segue um remix mais metal! \m/,


CONCLUSÃO
Contra é um excelente jogo, com um ótimo desafio e excelentes músicas. Se você é da época, tenho certeza que bateu saudade! Se não conhecia, recomendo baixar pra emulador e dar uma conferida, com respeito, claro, afinal é um game de idade!

E o barde se despede! Espero que tenho gostado do post! Se você lembra de algum game clássico G-old School, deixe nos comentários! Quem sabe não sai um post sobre ele!? 

2 comentários:

  1. Cara, bem que você poderia fazer um próximo post sobre o Final Fight do Nintentinho, o MIGHTY FINAL FIGHT (tinha até uns toques de RPG nele, hehe)... Lembra desse? Fodástico \m/

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