sábado, 4 de janeiro de 2014

FILOSOFANDO: APOCALIPSE (ZUMBI) NOW

"September 28 daylight.
The monsters have overtaken the city.
Somehow i'm still alive..."

Se você sabe de onde eu tirei o trecho acima, parabéns, sua infância valeu a pena!

Incrível como de uns tempos pra cá, a moda zumbi parece que está em todo o lugar! Filmes, séries, games, quadrinhos, propagandas, revistas, remakes de clássicos da literatura, etc. E pensar que tudo isso começou com "A Noite dos Mortos Vivos", um filme de 1968, que viria a ser o responsável pela popularização do gênero "Apocalipse Zumbi".

Um mundo dizimado, sem regras ou vestígios de qualquer estrutura social, infestada de mortos que andam e possuem fome de seres vivos. Eis o apocalipse zumbi.


Mas afinal, há alguma chance de um evento tão catastrófico acontecer nos dias de hoje?


Antes de analisar desse prisma, vamos conceitualizar o que é um zumbi. Segundo nossa sempre amada Wikipédia:

"Um zumbi ou zombie é uma criatura cujo esteriótipo define-se nos livros e na cultura popular tipicamente como um morto reanimado, usualmente de hábitos noturnos, que vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva; um morto-vivo; um ser tolido de vontade própria, sem personalidade."

Uma criatura puramente instintiva, buscando unicamente saciar suas vontades (ou matar sua fome eterna), incapaz de raciocinar ou planejar seus atos (abrir portas, por exemplo), andando por ai aleatoriamente.

Atualmente o mundo vem sofrendo de um apocalipse zumbi, só que de um modo um pouco diferente, são os Vivos Errantes!

SIM! Vivos! A categoria mais "light" é a de infectados pelo vírus T-I-Pho-Droid. (Putz!)



Não é brincadeira pequeno gafanhoto! Pense bem, quantas pessoas já passaram por você com sua atenção inteiramente voltada para os pequenos aparelhos portáteis que fazem de tudo menos realizar ligações? De quantas você não precisou desviar para evitar se chocar? Isso quando o imbecil do zumbi não resolve ligar o "vírus" enquanto dirige!

Esses são os zumbis cegos, mas existem também os zumbis surdos! Com seus fones de ouvido no volume máximo, perdem a noção de qualquer som a sua volta. Não adianta buzinar, apitar, assoviar ou gritar, o zumbi está literalmente fora da "área de cobertura".

Agora, falando um pouco mais sério, a violência desmedida que ocorre em nosso país é um nível zumbi perigoso. Zumbi sim, pois não há racionalidade nos seus atos, apenas instinto e violência. Qual a outra explicação para tamanha agressividade sem motivo?

Pare e pense, qual a diferença dessa imagem:


Para essa imagem:


O ser humano mesmo sem nenhum vírus causador, consegue ser mais violento e selvagem que qualquer zumbi-morto-vivo-infectado-comedor-de-cérebros, uma triste realidade que a cada dia figura mais nos jornais desse país.

A pergunta é, nesse apocalipse zumbi os "não infectados" conseguirão sobreviver a essa onda de violência desmedida? Só o futuro dirá.

Por enquanto vamos sobrevivendo, na esperança de não cruzar nosso caminho com esses errantes pseudo-racionais.

See Ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário