quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Bater de Asas da Borboleta

Mais um post criado em uma das minhas conversas mentais comigo mesmo.

Você tem consciência dos seus atos? A maioria das pessoas vai encarar essa pergunta com tédio e responder um seco "Sim", porém, quantas pessoas já pararam REALMENTE pra pensar nisso?

"O SIMPLES BATER DAS ASAS DE UMA BORBOLETA, PODE CAUSAR UM FURACÃO DO OUTRO LADO DO MUNDO".

 

Esse ditado popular pode parecer exageradamente ridículo aos olhos mais simplistas, mas se analisarmos profundamente, o sentido será mais verdadeiro do que parece.

Vamos imaginar uma situação:


"Bob vai ao shopping comer alguma coisa. Senta-se na praça de alimentação com seu sanduiche e seu copo de refrigerante. Acidentalmente Bob deixa o copo de refrigerante cair no chão. Bob, resolve deixar isso pra lá e vai embora sem fazer nada a respeito do ocorrido."

Esse parece um fato muito básico, um "bater de asas", comum a todos nós, afinal, quem nunca derramou refri por ai não? Agora vamos nos aprofundar um pouco mais. Quais seriam as consequências para essa atitude?
  
Primeiros Fatos: 
A- Um jovem tropeça na poça de refrigerante e se machuca.
B- Uma moça se desequilibra e deixa cair os pacotes de mercado.
C- Um idoso tropeça e quebra alguns ossos.

Os primeiros fatos podem ser comparados a "brisa".


Sequência:
A- O jovem se irrita e vai reclamar com a gerencia do shopping.
B- A moça simplesmente recolhe os pacotes e segue em frente.
C- O idoso é levado para o hospital e a família resolve processar o shopping.


Esses fatos poderiam ser considerados um "vento leve".


Sequência:
A- A gerência do shopping atende a reclamação do jovem e adverte o responsável pela limpeza.
B- A moça chega em casa e percebe que a lâmpada nova está quebrada e que os cacos rasgaram o pacote de arroz.
C- O shopping é obrigado a pagar uma indenização ao idoso que não poderá andar por algumas semanas.


Agora o vento já virou uma "ventania".


Sequência:
A- O responsável pela limpeza começa a prestar mais atenção no trabalho.
B- Por morar longe do shopping, a moça só poderá comprar a lâmpada no dia seguinte e passa a noite a luz de velas.
C- O shopping demite o funcionário responsável pela limpeza.


Deu pra ver o tamanho da consequência de uma ação tão simples como deixar cair um copo de refrigerante no meio de um shopping? Poderiamos continar a opção "C", mostrando o que aconteceu ao responsável pela limpeza ao ficar desempregado etc, etc, etc... e então chegaríamos ao "Furacão".

Logicamente esse exemplo foi apenas para elucidar o conceito, pois Bob não seria culpado pela demissão do cara da limpeza, afinal, nesse caso teriamos que pesar a responsabilidade desse cara em estar fazendo a limpeza do local, evitando assim o ocorrido. Mas acredito que isso já sirva para mostrar a vocês a importância de dar uma repensada nos atos do dia a dia.

3 comentários:

  1. Mas ai que está, será isso o destino ou coincidencia?? Ao aceitar que isso é o destino, o pensamento sobre livre arbitrio está errado, ou seja, aquilo que deveria ter causa e efeito, A que causa B já estava confirmado a ser realizado, assim A é obrigado a causar B. Desta forma temos uma sequencia linear de ocorrencias, mais conhecido por efeito dominó, pois temos como comprovar a existencia de um evento anterior a A que podemos chamar de Z, assim sendo Z causa A que causa B, e assim regressadamente. Podemos enxergar o passado ocorrido de N e somente N+1, onde N é a proximo evento, mas não podemos ver N+2, N+3 ... N+n.

    ResponderExcluir
  2. corrigindo: N é o evento e N+1 é o proximo evento

    ResponderExcluir
  3. Destino é algo complicado, acredito q ele exista e ao mesmo tempo não exista. Ou melhor, ele existe mas é facultativo, pois temos livre arbítrio.

    Seria como aquele jogo de labirinto onde vc tem q escolher o caminho pra chegar a saída, só que existem milhões de caminhos e várias saídas, alguns mais longos e complicados, outros mais curtos, outros ainda dão voltas e acabam no início novamente.

    Ah, dá pra ver N+2, N+3... sim, só não dá pra ter certeza absoluta que será essa sequência, ou q irá acontecer; é só parar pra pensar um pouco, como no exemplo do post e vc verá várias possibilidades.

    É assim que funciona com aquelas pessoas que definem metas a serem cumpridas. O cara que define o N final e sai em busca de torná-lo realidade. Sabendo planejar vc pode ver todos os Ns.

    Vlw pelo coment Smurf! ;D

    ResponderExcluir