segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aum-Ban-Dan

Amigos frequentadores dessa humilde torre...

Eu voltei! \o/

Ok, ok... eu já disse isso várias vezes e sumi logo em seguida a todas essas várias vezes... MAS dessa vez eu vou tentar romper esse ciclo vicioso de chegadas e despedidas. Prometo!

Agora vamos ao que interessa! O Post de hoje!!!

Pra quem conhece o blog sabe que eu gosto de abordar todo tipo de assunto, e sabe também que "religião" sempre foi um dos meus temas preferidos. Já falei de Espiritismo, Budismo, Catolicismo, Induísmo, dei uma espetada nos Evangélicos (sem ressentimentos, pessoal) porém nunca havia mencionado a religião tida como originária do Brasil. Já "sacou" qual é?


Isso mesmo pequeno gafanhoto, estou falando da Umbanda!


Segundo nosso amigo não-tão-confiável-assim Wikipédia, a Umbanda seria:
"...uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza vários elementos, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras."
Meio superficial né? Vou tentar melhorar isso.

O nome Umbanda é derivado do vocábulo “aum-ban-dan”, da língua Abanheenga, do “tronco Tupy”, e significa:

AUM - Divindade, divina, glória.
BAN - Conjunto, regra, sistema.
DAN - Lei, norma.
Ou seja, Umbanda significa: "Conjunto das Leis Divinas".

Ao lado do Candomblé (que NÃO é a mesma coisa que Umbanda), é uma das religiões que mais sofre com o preconceito devido a ignorância das pessoas em não buscar conhecer a sua história e seus fundamentos.

A origem da Umbanda ocorreu em 1908, nos dias 15 e 16 de novembro, por meio de um garoto de dezessete anos chamado Zélio Fernandino de Moraes. Segundo relata F. Rivas Neto em sua obra "Lições Básicas de Umbanda":

"No dia 15, uma entidade "baixou" em uma mesa Kardecista e após se identificar como um caboclo, fora repelida, porém antes avisou que no dia 16 baixaria na casa de seu aparelho, e nesse local não haveria nenhuma forma de discriminação, onde pobres e ricos, negros e brancos e bugres caboclos podiam baixar, e esse ritual se chamaria Umbanda. Perguntado o nome a essa possante Entidade, ela diz que, se necessário fosse dar um nome, esse seira Caboclo das 7 Encruzilhadas, pois para ele não haveria caminhos fechados."
Esse fato aconteceu no Rio de Janeiro, sendo considerado o ponto inicial da Umbanda no Brasil.

E no próximo post... "Orixás, o culto a Natureza"

Nenhum comentário:

Postar um comentário