domingo, 1 de agosto de 2010

Destino e Escolhas

Às vezes me pergunto se tudo que ocorre tem um significado. Se toda essa busca tem realmente algum ponto de chegada, algum destino.

Existe algo por trás de todos os acontecimentos que vivenciamos, assim é pelo menos o que eu espero. Mas então estaríamos apenas sendo guiados por um caminho pré-definido, sem direito a uma mudança de rumo; ou talvez apenas tenhamos as escolhas, um mar de escolhas, que nos levariam a um mar de caminhos, uma infinidade de destinos. O que também não significa que eles já não estejam reservados pra nós.

Eu acredito em destino. Não aquele acontecimento cinematográfico hollywoodiano, acredito nos detalhes que a vida mostra sutilmente. Preste atenção e concentre-se, nada acontece por acaso. A gente se sente menos livre por pensar que o nosso caminho já está traçado. Mas e se todas as opções que a vida mostra nos levassem a inúmeros caminhos igualmente traçados, como se fossem finais alternativos, ainda assim estariamos presos. Presos as consequências de nossas escolhas.

Esse raciocínio nos levaria a existencia de um controlador, algo que soubesse, algo que traçasse, que guiasse seus passos, durante essa viagem chamada destino. A meu ver, essa teoria é bem aceitável, e estamos mesmo sendo controlados, por nós mesmos. Guiados por nossos sonhos e desejos, que moldam a vida ao nosso redor e nos mostram as possibilidades para se concretizarem.

O problema é que nem sempre conseguimos enxergar os sinais, e as escolhas acabam sendo feitas as escuras, e só tomamos conhecimento quando chegam os resultados. Mas a vida não desiste tão fácil, os nossos desejos/sonhos não desistem tão fácil, e essa escolhas ainda virão várias vezes no decorrer do caminho. Porém vão se tornando mais difíceis com o passar do tempo, do mesmo modo que é mais difícil encontrar o caminho correto quando se está a tanto tempo andando na direção errada. Você se distancia.

Neste exato momento o destino me mostra sutilmente, o resultado de uma das minhas escolhas. A sensação é como se você tivesse acabado de despertar da melhor noite de sono da sua vida. Preste atenção e concentre-se, nada acontece por acaso.

Escolhas. Eis um possível sentido para a vida. Fazer escolhas, e claro, observar os resultados. E quem sabe a mágica da vida não seja justamente a imensa, a infinita possibilidade de escolhas que nos são oferecidas todo dia, a cada segundo, cabendo a nós saber discernir e enxergar qual delas nos levará ao destino que, em nosso íntimo, desejamos verdadeiramente.


"Cada minuto que passa é uma nova chance de mudar tudo para sempre."
- Vanilla Sky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário